«Berlusconi é uma coisa perigosamente parecida com um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália»
Assim diz José Saramago sobre a coisa... Esta coisa, Silvio Berlusconi, já tinha feito umas piadinhas aquando do sismo de L'Aquilla, ao cumprimentar um padre negro, "elogiou-lhe" o bronze... Não satisfeito, ao ver o embaraço do padre, agarrou-se a ele e disse: "Venha cá, abrace-me e chame-me Papa!"...Ainda sobre o sismo, disse aos sobreviventes para encararem a vida nos campos de desalojados como... umas férias no campismo (não há comentários possíveis...).
Mas as anedotas assistem-lhe, uma atrás da outra e, não resistindo à beleza de uma médica que auxiliava os feridos, diz-lhe: "Quem me dera ser ressuscitado por si"...
Ora, esta coisa, que gosta de borrar tudo, agora refere-se a Barack Obama como o Sr. Bronzeado... Não contente com a grande chalaça, acrescenta ainda que Michelle Obama deve ter ido à praia com Obama, porque também ela está bronzeada... (ainda por cima o artista só diz graçolas boas e de qualidade...)
Acho que o Saramago foi um gentleman ao chamar "coisa" a Berlusconi.
Será que ele pensa que ainda anda a servir de entertainer em navios? É pena que já não esteja... Talvez alguma alma caridosa o empurrasse borda fora, deixando-o à deriva num oceano qualquer. Só lamento pelos peixes, que indigestão!