quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Novas Formas de Lazer

É difícil de definir o que é qualidade de vida, mas pode-se dizer que ter qualidade de vida, significa a procura e a necessidade de viver melhor, de constantemente vislumbrarmos novas e melhores condições para o nosso quotidiano e de termos boas expectativas de futuro.
A qualidade de vida está intimamente ligada com a época em que se vive e, mais ainda, com onde nos situamos, com a nossa cultura e com as nossas vivências.
Ao longo dos tempos, este termo foi almejando coisas diferentes, conforme o crescimento do desenvolvimento e da globalização. Foi precisamente com essa evolução que surgiram novos conceitos de qualidade de vida, mas também é com o desenvolvimento que, à escala global, vão sendo cada vez maiores as disparidades que existem. Enquanto que, para os países desenvolvidos, existem vários elementos que contribuem para a qualidade de vida, muitos surgidos com a revolução industrial, que nos trouxeram uma série de vantagens, como, por exemplo, os electrodomésticos que nos facilitam as tarefas diárias, a telecomunicação, a internet, a medicina e os seus avanços tecnológicos, noutras partes do globo, existe uma pobreza extrema, as pessoas vivem em condições tão deploráveis e com tanta falta de solidariedade por quem mais pode que, ter acesso a estes avanços, é mera utopia. É difícil falar em qualidade de vida sem relevar estes contrastes sociais. A qualidade de vida passa também pela qualidade do nosso tempo de lazer.
O lazer pode definir-se como o tempo em que nos entregamos, seja para nos divertirmos, seja para descanso ou para enriquecimento pessoal, e essa escolha é muito pessoal e diversa. Cada pessoa tem o seu lazer direccionado para as suas preferências, mas penso que, em termos gerais e com as condições de vida actuais no nosso país, onde cada vez menos temos poder de compra e de investimento em tempo fora das nossas casas, o computador e a internet revelam-se uma fonte de lazer onde as pessoas se distraem e ocupam o seu tempo.
A vida está cada vez mais digital e disso não há dúvida. Em todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento, a informática tem sido um dos campos que mais tem crescido e, em especial, na área do lazer.
Constata-se que, no mundo inteiro, o computador tem entrado cada vez mais cedo na vida das crianças, tornando-se importante saber de que maneira pode determinar os novos rumos de lazer na população desde a infância.
Tradicionalmente, os computadores têm sido vistos apenas como meros instrumentos de transmissão de informações. No entanto, a sua capacidade ultrapassa bastante este plano e é tido agora como um novo tipo de produto social. Podemos comprovar isso através do uso do e-mail, onde as pessoas se correspondem e estendem laços, curiosidades, interesses e informações.
Com o acesso a diversos softwares, e em especial à internet, as mudanças podem verificar-se na maneira de leitura e também de aprendizagem das pessoas. A leitura alcança novos textos, dispostos na internet, como os blogs, fotoblogs, e-books, chats, messenger e tantos outros géneros que se inserem na vida diária das pessoas. São novos elementos que podem conter, além de palavras, imagens e sons. Passou-se a fazer uso de símbolos chamados “smileys” ou “emoticons” para indicar o conteúdo emocional daquilo que a pessoa está a escrever, como, por exemplo, :-) e :-( , indicando alegria e tristeza, respectivamente.
Para além da leitura, existem outros estímulos que o computador e a internet comportam na área da música, jogos, cinema e um sem número de interesses, com os quais podemos aprender e criar.
Pessoalmente, esta é, para mim, uma nova forma de lazer da qual dificilmente poderia prescindir. A internet fascina-me pela nova forma de aprendizagem que há pouco relatava e muito tenho aprendido nas “viagens” através das páginas virtuais. É um mundo em constante evolução e renovação que nos enriquece de saber, de prazer e de partilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...