quarta-feira, 31 de março de 2010

Porque adoro o que faço

A infância é um território mágico. Todos por lá passámos um dia e ficámos por ele marcados, para o bem e para o mal, ao longo das nossas vidas.
É um tempo de sonho e de descoberta, de interrogação e de assombro. A nossa memória mergulha raízes nesse tempo, único e irrepetível, que somos chamados a revisitar sempre que pensamos nos valores, nas lembranças e nos princípios que nos formaram e estruturaram.
Quem educa lidando com a infância, educa para a vida, para a relação com os outros, para a criatividade, para a solidariedade e para a tolerância, para o afecto e para a partilha da alegria, para a cidadania e para a responsabilidade individual. Prolonga o espaço afectivo da família, é uma luz doce que se acende no horizonte diário de quem se descobre, descobrindo a vida. É uma ponte, um abraço, uma claridade que quotidianamente se renova e que, muitas vezes, ajuda quem cresce a superar as sombras pesadas da tristeza, da solidão e do abandono.
Quem educa as crinaças, num tempo de inquietação e de dúvida, de incerteza e crise, educa muito para além dos limites comuns do próprio acto de educar.
Educa para tudo o que há-de vir, para o previsível e para o imprevisível e fá-lo em nome dos valores que não dependem de modas nem de ciclos de gostos.
Educa para que, um dia, falando da infância e parafraseando um verso de Ruy Belo, muitos possam dizer:
"E tudo era possível, era só querer."

5 comentários:

  1. Lindo!:)
    Educar crianças é um privilégio; um desafio; uma enorme responsabilidade: Haverá missão mais bela?!
    Vamos acreditar que tudo é possível; vamos querer muito para fazer Acontecer!
    Cpm e obrigada por ter passado pela nossa pequena Galáxia Infância!

    ResponderEliminar
  2. "Nunca me curei da infância, meus olhos continua deitados como uma beliche" (Fabrício Carpinejar). Cada vez mais estou gostando do seu blog, muito bom mesmo!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, são comentários como estes que me dão ânimo e entusiasmo para continuar a escrever sobre o que gosto! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Sara,
    à procura de uma imagem, encontrei-a. Tomarei a liberdade de guardar o link e voltar. Revejo-me em muito do que por aqui encontrei.

    Um bem-haja
    Mel

    ResponderEliminar
  5. É a partilha que nos enriquece. Espreitei o seu blog e também gostei muito.
    Obrigada Mel, beijinho*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...