quarta-feira, 7 de abril de 2010

Brincadeiras


Enquanto adultos, muitas vezes, substimamos o valor das brincadeiras ao desenvolvimento das crianças, quer em termos psíquicos, quer em termos físicos.
É a brincar que a criança se relaciona com o mundo e o apreende e por isso nunca será demais chamar a atenção para a real importância da brincadeira.
Considere-se, por exemplo, o jogo das "personagens" ou do "faz-de-conta" - Podem parecer actividades muito simples, mas com elas, as crianças pequenas adquirem algumas competências práticas como o saber vestir-se, estar sentada à mesa, cooperar e partilhar com os outros.
Para os adultos, a visão é o sentido dominante, mas para as crianças todos os sentidos estão igualmente intensificados, sendo as primeiras ferramentas naturais de aprendizagem para explorar o seu mundo.
Os jogos, as actividades que empreguem todos os sentidos ajudam na coordenação, na concentração e noutras competências-chave para a vida. Além disso, ajuda ainda a criança a lidar com o sentimento de frustração, tão típico destas idades.
Brinquem com as crianças e deixem-nas brincar livremente. Elas serão envolvidas mental e físicamente e, desta forma, a tornarem-se seres mais independentes e confiantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...