sábado, 25 de outubro de 2008

Touradas? Não, obrigado.



RAZÕES PARA NÃO ASSISTIR A TOURADAS

Assisti uma única vez a uma tourada, quando era ainda criança, e foi tão chocante para mim, que passei o tempo todo do dito “espectáculo” com as mãos na cara, desejosa que terminasse… Hoje, mantenho ainda viva essa experiência e manifesto, sempre que posso, a minha total desaprovação por esta prática. A cultura, supostamente, deveria de ser tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e informada. A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida, jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura”… É da minha opinião que uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis (ainda que se sustentem na tradição), cujas vítimas directas são milhares de animais. É muito triste vermos que nas praças de touros torturam-se animais para proporcionar prazeres animalescos a um outro animal que se diz racional. Não podemos continuar a permitir que tais actos aconteçam sem nos indignarmos. Uma minoria quer manter as touradas e as praças de touros, uma herança bárbara e sangrenta das arenas da morte do Império Romano. Na verdade, o mesmo se passa nas arenas de hoje: tortura, sangue, sofrimento e morte de seres vivos para divertimento dos espectadores nas bancadas. Como cidadã e amante da vida, é-me difícil perceber como tamanha barbaridade possa permanecer como uma tradição… Isto não engrandece o ser humano e considero este costume perfeitamente aberrante. Tenho esperança que novas gerações possam olhar para a vida de um ser vivo de uma outra forma e que se tomem medidas definitivas para terminar com esta barbárie tão degradante e deprimente.

Razões para não assistir a Touradas

É errado usar animais apenas para entretenimento humano, especialmente quando o “espectáculo” é conseguido à custa do seu sofrimento, tão desnecessário. Os touros são animais pacíficos e dóceis e não merecem o tratamento cruel que o Homem lhes dá.

A tourada é uma tradição bárbara e cruel e que tem como único objectivo provocar dor e sofrimento num animal como forma de provar a grande virilidade dos intervenientes humanos e, com isso, facturar milhares de euros.

A tourada não é um desporto e muito menos arte. É um confronto desleal e cobarde entre o sadismo humano e um animal.

O sofrimento não se resume à arena. Os jovens touros e vacas são repetidamente torturados nos treinos para o “espectáculo”. Durante toda a sua vida, estes animais não conhecem mais do que a dor e agonia excruciantes.

No mundo da tauromaquia, nenhum animal é tratado com respeito e dignidade. Os próprios cavalos sofrem as investidas desesperadas dos touros. Para estas pessoas, os animais não têm direitos, nem sentimentos: significam lucro.

Horas antes da entrada na arena, os touros são enclausurados num lugar escuro, espicaçados, espancados, os seus chifres são cortados a sangue-frio, são apunhalados no dorso e drogados. Os touros nunca terão qualquer hipótese de defesa.

Os touros sofrem lesões graves provocados pelos ferros espetados no dorso. Quando são encaminhados para os curros, os ferros são-lhes arrancados da carne, com o auxílio de facas, sem qualquer tipo de anestesia, sem qualquer compaixão.

Depois de ser “lidado”, o animal permanece, na maioria das vezes, desde a noite de sábado até à manhã de segunda-feira, em sofrimento angustiante à espera que o matadouro mais próximo reabra para que possa finalmente ser abatido.

A tourada deseduca e insensibiliza o público. A tourada não é cultura, é pura crueldade e maldade e apela aos maus-tratos dos animais. Ao levar os seus filhos à tourada, irá contribuir para a continuidade desta actividade degradante e arcaica.

Você não vai querer alimentar a crueldade e ganância das pessoas que vivem da tauromaquia e que, ao torturar criaturas inocentes, envergonham Portugal.

Dê um bom exemplo aos seus filhos.
Não vá a touradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...