quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eu sei tudo sobre o Pai Natal

Os crescidos dizem que o Pai Natal não existe. Mas eu não acredito neles.
Iniciando-se com a frase «os crescidos dizem que…», este pequeno hino à figura do Pai Natal vem reforçar a sua existência e provar a todos os meninos que ele não só existe como continua a visitar todas as casas, ou melhor, aquelas casas que têm árvores de Natal, em cada ano que passa. As dificuldades enunciadas pelos adultos são rapidamente desconstruídas pelo menino protagonista desta história que encontra resposta para qualquer ideia feita. O importante é acreditar que realmente o Pai Natal existe e toda a tradição de que ele faz parte encontra significado na mentalidade dos pequenos leitores. As crianças são a prova viva de que a lenda perdura ao longo dos tempos e se mantém acima de todas e quaisquer contrariedades. Por isso, não vale a pena dizerem que o Pai Natal não existe quando todos sabem que isso não é verdade.

2 comentários:

  1. Mas olha que nestes tempos difíceis, não vai ser fácil para as crianças acharem que os crescidos não têm razão quando dizem que o Pai Natal não existe.

    ResponderEliminar
  2. Os tempos são conturbados para sonharmos... Mas, rebatendo o teu argumento e trabalhando eu com crianças, penso que é imperativo criar-lhes alguma magia e se elas conseguirem projectar sonhos, isso irá desenvolver-lhes a criatividade. O Pai Natal é o símbolo dos sonhos de Natal, sonhos, o que talvez nos faltando, em nós adultos... E quando chegar o dia em que a criança descubra (porque elas descobrem tudo!) que, afinal de contas, quem traz os presentes são os pais e não o Pai Natal da Lapónia, não será traumático - pode haver uma pequena desilusão mas aquela fantasia foi tão boa que acabam por passá-la aos seus filhos. Deixar de acreditar no Pai Natal é um rito de passagem, é a perda da inocência... Obrigada pelos teus comentários.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...